Fórum da Cunicultura Brasileira

     Voltar

Política de preços da atividade "cunicultura no Brasil", como vamos fazer???

 
       
       

Participante:

  Cláudio Duarte  

Mensagem:

  Com o fim dos subsídios aos produtores europeus em 2008, os custos ficarão cerca de 30% maiores, o crescimento da demanda, no velho continente, aliado a falta de terras para expansão agrícola são alguns fatores que nos colocam em um momento importante para a cunicultura brasileira. A instalação de uma empresa francesa que atua no segmento há mais de 200 anos, nos colocam no patamar de um grande salto. O objetivo da ABC é exportar cerca de 23 toneladas/mês de carne de coelho para a Comunidade Européia, para isso estão disponibilizando tecnologia adquirida nestas décadas, há a expectativa de atingirem um plantel de 28.000 matrizes.

Com a assessoria da ABC, o Ministério da Agricultura já concluiu os trâmites necessários para obter sinal verde do Mercado Comum Europeu, as exportações já poderão iniciar em janeiro de 2007. Agora, é só nos organizar, até mesmo porque, este volume é grande para uma única empresa, já existem prefeituras, no sul do país, iniciando projetos para a construção de abatedouros específicos para coelhos.

Lograremos êxito à medida que respondermos de forma profissional e organizada, para isto, um dos instrumentos mais apropriados seria este Portal, por tanto, gostaria de contar com a participação de todos neste debate. Como estabelecer uma política de preços para o Setor?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
       

Participante:

  Carlos Roberto Vion Jr.  

Mensagem:

 

Acredito que não devemos pensar em uma política de preço neste momento, mas sim em como produzir lucrativamente, já que as raças que nós temos no mercado ainda necessitam de muito melhoramento genético.

Os preços são estabelecidos pela oferta e demanda portanto o primeiro passo para nós cunicultores brasileiros seria melhorar nossa produção.

 
 
 
 
       

Participante:

  Cláudio Duarte  

Mensagem:

 

 

 

  Carlos, nós estamos prestes a iniciar exportações para o mercado europeu, eles convivem com déficit na oferta, por esta razão, estamos vivendo um momento importante para o Setor, os padrões europeus, como dos países desenvolvidos, são exigentes e nós só vamos competir se estivermos "muito preparados", isto inclui além de tecnologia, normas e padrões que controlem as atividades. O melhoramento genético é um dos pontos que devemos atender, para isto já existe gente séria trabalhando, o problema é que ainda estamos muito desorganizados e dispersos, devido a nosso país ser de dimensões continentais, por esta razão estamos patrocinando este local de debates, se houver interesse de sua parte poderei colocá-lo em contato com produtores que se especializaram nesta área e possuem animais para comercialização.  
       

Participante:

  Carlos R. Vion Jr  

Mensagem:

 

 

 

Acredito que temos que "organizar a casa", mas isso só pode acontecer quando temos a base para a construção. Como sabemos, a "base" para a criação de qualquer espécie é genética, manejo e nutrição, quanto a esses tópicos creio pelo meu leigo conhecimento que o Brasil quando comparado com outros países está totalmente atrasado. Quando aos contatos de genética se o senhor pudesse me informar ficaria muito grato. Creio que este fórum será muito importante para a cunicultura crescer em nosso país.
Atenciosamente.

 
       

Participante:

  Cláudio Duarte  

Mensagem:

 

 

 

 

 

 

  Os materiais para o alicerce já estão sendo disponibilizados, temos dois horizontes a nossa frente: 1- O mercado interno, um pouco obscuro, mas existe muita gente competente agindo, das quais podermos citar a Coelho Real, em Salto de Pirapora - SP, com padrões internacionais, tem colocado seus produtos no mercado brasileiro, 2- Mercado externo, para ele é que temos que seguir normas e padrões internacionais, aí é que precisamos mostrar nossa competência. Como coelho para a maioria da população, é animal de estimação, economicamente estamos engatinhando, neste momento, temos que reunir o maior número de idéias e experiências para atingirmos a maior parte das necessidades de produção. Aqui em Brasília, estamos trabalhando no sentido de obter uma padronização à nível internacional, além de estimularmos a criação de leis que disciplinem a matéria.

Quanto ao trabalho de melhoramento genético, existem muitos produtores dedicados que ao longo de anos vem se esforçando, obtendo bons resultados, citamos dentre eles o Dr. Irany Solla Zolin, médico veterinário, presidente da Associação Sulbrasileira de Cunicultores, em Eldorado do Sul, próximo de Porto Alegre, sua proposta é trabalhar com raças puras: prateado de champagne, creme champagne, gigante de Flandres, borboleta, NZB, NZ vermelho, Cartor rex, dalmata rex, negro e fogo rex, chinchila rex, regro rex, angorá azul, angorá cara preta, angorá chocolate, angorá branco e angorá satin, belier, lion, holandês etc.

 
       

Participante:

  Helton Rocha  

Mensagem:

 

 

Alguém poderia me esclarecer se existe algum contrato sobre compra de coelhos vivos. conheço o frigorífico Coelho Real, o sr. Mareque e o Marcos seu filho, veterinário do local, desenvolvi um trabalho para a Faculdade no local, mas não ficou  claro se existe essa certeza na recepção de lotes dos animais se alguém souber responder sobre. uma outra curiosidade, alguém sabe onde fornecem estágio na área de cunicultura?

 
       

Participante:

  Cláudio Duarte  

Mensagem:

 

  Helton, contrato de compra e venda existe há muito tempo, faz parte do processo de comercialização, mas depende exclusivamente das partes envolvidas, veja a Bolsa de Futuros, os preços são sustentados à base de contratos de comercialização, isto serve de segurança tanto para o produtor quanto para o comprador.

Quanto ao estágio, sugiro que nos envie um curriculum e colocaremos na "seção Oportunidades",

veja: http://www.coelhoecia.com.br/Oportunidades/Oportunidades.htm