Fórum da Cunicultura Brasileira

     Voltar

Doenças

 
       
       
    
 
       
       

Participante:

  Cláudio Duarte  

Mensagem:

  De acordo com as fotos, o que podemos concluir? Doença ou apenas má alimentação?  
       

Participante:

  Carlos R. Vion Jr  

Mensagem:

 

  Bom pelo ponto de vista zootécnico, ao analisar as fotos, não podemos colocar a nutrição como o ponto chave do problema, já que na mesma ninhada estão animais bem nutridos. Continuando no aspecto nutritivo precisa observar se a barriquinha desses animais estão cheias (sinal de que estão mamando), caso contrário ai pode ser algum aspecto de falta de alimentação. Sendo assim acredito que desequilíbrio nutricional do leite materno, não podemos cogitar esta hipótese ao analisar estas fotos.  
       

Participante:

  Elídia Zotelli dos Santos  

Mensagem:

 

  Bem, creio que o problema não é de nível alimentar, pois não atingiram todos os láparos, pode ser uma ineficiência genotípica, algum problema de formação, mas para saber o exato problema, teria que dar uma olhada em todos os sintomas diferentes que estes animais apresentam e não só seu visual.  
       

Participante:

  Cláudio Duarte  

Mensagem:

 

 

  Sabemos que apenas por fotos fica muito difícil identificar o problema, mas observando bem, podemos perceber: não são todos os animais que se encontram com a deficiência, fator genético é provável que não seja, pois sendo a mesma ninhada o mais provável seria acometer a todos. Por outro lado, sabemos que alguns animais, especialmente os nascido primeiro e mais avantajados, se desenvolvem mais, por se alimentarem melhor, deixando os mais fracos em condições menos favoráveis. Este aspecto é um sinal evidente de má alimentação. Para a solução do problema, o criador deve observar as condições da matriz e reduzir a ninhada, passando para outra(s) fêmeas os mais fracos.  
       

Participante:

  Carlos R. Vion Jr  

Mensagem:

 

 

  Logicamente, somente por analise visual principalmente por uma foto, é muito difícil de diagnosticar este problema. Uma "doença" genética, não necessariamente pode acometer a todos os animais da ninhada, sendo assim, podendo ocorrer em alguns. Ao observar a primeira foto (esquerda), vemos que apenas dois animais estão sadios, sendo assim seria improvável que os outras animais não estejam mamando já que uma fêmea possui oito tetos. Na segunda foto (direita) observamos um animal com uma mancha no quarto traseiro, mais especificamente ao redor do anus, sendo isso um possível caso de diarréia e contaminação por estafilococos. Este sintoma também pode ser um possível causador desta "doença". Como o senhor Duarte afirmou que é desnutrição, gostaria de perguntar se este caso já ocorreu na propriedade dele, como foi solucionado e se conseguiu salvar os láparos.  
       

Participante:

  Cláudio Duarte  

Mensagem:

 

  Respondendo a pergunta, "sim",  já ocorreu com uma matriz que na época pariu 14 láparos, para mim foi um espanto, mas ela era mestiça e atribuí a prolificidade a este fato. Como a coelha só possui oito tetas, e nem todas produzem a mesma quantidade de leite, ocorreu que alguns láparos começaram a desenvolver as características dos animais acima: pele enrugada e esmaecimento da pelagem, tornando-se menores e mais frágeis. A solução adotada foi transferir estes animais (fracos) para outra matriz com ninhada pequena, após a adaptação, os mesmos voltaram ao desenvolvimento normal.